Gazette


Notícias e curiosidades sobre o mundo dos vinhos.

gazzete

Nicolás Catena recebe prêmio Lifetime Achievement da Wine Enthusiast

Em sua 22ª edição, o Anual Wine Enthusiast Wine Star Awards entregou a Nicolás Catena o prêmio máximo de Lifetime Achievement em reconhecimento às excepcionais contribuições do produtor argentino para a o sucesso da indústria de vinhos. Nicolás Catena é o primeiro vinicultor sul-americano a receber tal honraria. Lenda viva do vinho argentino, suas realizações alçaram os tintos e brancos produzidos em sua vinícola familiar centenária, a Catena Zapata, ao mais elevado patamar de excelência e estabeleceram a reputação do vinho argentino no cenário mundial.

Ao longo de décadas de liderança na Catena Zapata, Nicolás Catena orquestrou uma verdadeira revolução no cultivo de vinhas e nos processos de vinificação na Argentina. Inspirado pelo que viu nos vinhedos do Napa Valley californiano nos anos 80, Catena mirou as alturas, convencido de que um salto de qualidade só seria possível plantando as vinhas em altitudes extremas, nos sopés andinos. Seu esforço levou à descoberta do Vinhedo Adrianna e à criação dos primeiros vinhos de parcela única da América do Sul, ou grands crus, como os críticos passaram a chamá-los. Do Vinhedo Adrianna saiu o primeiro vinho sul-americano a conquistar os 100 pontos de Robert Parker, o Malbec River Stones 2016.

A variedade ícone da Argentina também é mais uma realização de Nicolás Catena. Embasando-se em pesquisas científicas, Catena esmiuçou o solo e subsolo do Vinhedo Adrianna, desvendou o sabor e perfil aromático da Malbec em cada parcela de terreno, mostrando a todos o potencial dessa uva para originar vinhos profundos e com enorme potencial de envelhecimento, capazes de competir com os melhores do mundo. As filhas de Nicolás Catena, Laura e Adrianna Catena, decidiram homenagear o pai pelo grande prêmio convidando profissionais do mercado de vinhos e apreciadores da bebida a compartilhar um vídeo de brinde nas mídias sociais com a hashtag #CheersDrCatena.

gazzete

Fantásticas notas de Parker para os vinhos da Famille Perrin

Capitaneado há cinco gerações pela família Perrin, o Château de Beaucastel segue encantando enófilos e a crítica especializada, de quem recebe consistentemente notas excelentes, com alguns dos mais celebrados vinhos de Châteauneuf-du-Pape. Concebidos para expressar a essência mais pura de seu terroir, mostram uma identidade incomum que os tornam quase uma exceção à denominação. Além do Beaucastel, a Famille Perrin produz vinhos em outras AOCs do sul do Rhône, onde é a grande especialista nos terroirs da região. Elegantes e precisos, fruto de décadas de meticulosa seleção das melhores parcelas de cada denominação, recebem também ótimas avaliações.

Ler mais
gazzete

Gran Enemigo Single Vineyard Agrelo 2016: o melhor Cabernet Franc da América do Sul

Em uma degustação às cegas organizada pela revista Decanter, da qual participaram alguns dos melhores vinhos da Argentina, Uruguai e Chile, o Gran Enemigo Single Vineyard Agrelo 2016 sagrou-se o melhor Cabernet Franc da América do Sul, com 97 pontos. Inspirado nos grandes tintos da margem direita de Bordeaux, é talhado com a Cabernet Franc cortada com 15% de Malbec. O preciosismo de Alejandro Vigil, enólogo-chefe da Catena Zapata e criador dos vinhos El Enemigo em parceria com Adrianna Catena, está evidente em cada etapa da produção. Para garantir a qualidade absoluta das uvas, a colheita acontece em quatro tempos, num processo minucioso que dura mais de um mês. A fermentação ocorre em barris de carvalho e o vinho matura em foudres por sete meses. A prova que elegeu o melhor Cabernet Franc sul-americano exaltou o trabalho de produtores da Argentina, Chile e Uruguai para dar o devido valor à variedade, que no Cone Sul está se revelando com uma nova e distinta identidade, particularmente quando plantada em altitude. É o caso do vinhedo de Agrelo, situado a mais de 900 metros de altura. Segundo Vigil, a Cabernet Franc se expressa de maneira diversa em diferentes altitudes e assim como a Malbec reflete claramente os distintos terroirs de Mendoza.

Ler mais
gazzete

El Enemigo Chardonnay 2018 entre os melhores “value wines” do mundo

Elaborado a partir de um vinhedo único em Gualtallary situado a 1.400 metros de altitude, o El Enemigo Chardonnay 2018 arrematou 97 pontos de James Suckling, conquistando o segundo lugar no ranking dos top 100 vinhos de melhor relação qualidade/preço em 2020. Dois anos antes, o vinho da safra 2016 liderou o ranking de 2018, com 98 pontos.

Segundo o crítico, produtores como El Enemigo tem demonstrado um contínuo aperfeiçoamento e aumentado a qualidade de seus vinhos enquanto o preço permanece atraente.

O Chardonnay 2018 de Alejandro Vigil é um “Chardonnay cheio, cremoso e denso”. A fermentação é feita em barricas de carvalho francês usando leveduras selvagens, e o envelhecimento ocorre sob o véu de flor por nove meses em barricas de carvalho francês. Para Robert Parker, é um vinho de qualidade soberba pelo preço que custa.

gazzete

Os 100 melhores vinhos do mundo da Wine Spectator em 2020

Desde 1988, a Wine Spectator reúne em sua lista dos Top 100 os vinhos que mais surpreenderam seus editores entre os milhares degustados ao longo de cada ano. Dessa maneira, o ranking divulgado anualmente apresenta uma diversidade de vinhos, avaliados com nota igual ou superior a 90 pontos, e que em comum possuem o que a revista chama de “fator X”. Vinhos que provocam um sentimento de maravilhamento. Confira os vinhos da Mistral que entraram no ranking de 2020:

Ler mais
gazzete

17/20 pontos de Jancis Robinson para o Outer Limits Cinsault 2018

Criação do incansável e visionário Aurelio Montes, de Viña Montes, a linha Outer Limits explora as fronteiras menos conhecidas do vinho chileno. Este Cinsault é talhado com uvas plantadas no Vale Itata e colhidas à mão. Na opinião de Jancis Robinson, a safra 2018 originou um branco de grande frescor e acidez, muito agradável e jovem. “Leve e muito bem concebido”, mereceu ótimos 17/20 pontos da Master of Wine britânica.

gazzete

Bollinger La Grande Année 2012: décimo melhor vinho do mundo de 2020

2012 foi um ano excepcional nos vinhedos de Bollinger. Quando isso acontece, nasce uma Grande Année. A maison, reconhecida pelo estilo sofisticado e complexo de seus Champagnes, produziu a La Grande Année 2012 a partir de um blend de 65% Pinot Noir e 35% colhidas de seus 21 crus, seguindo um processo artesanal, preservado por quase dois séculos de tradição. O vinho é vinificado em pequenos toneis de carvalho envelhecido. Após um período prolongado sur lies, ocorre a degola manual (no caso da Grande Année 2012, o dégorgement aconteceu em 2019); o Champagne então envelhece pelo dobro de tempo exigido pela apelação. Este método artesanal adotado tradicionalmente pela maison ajuda a desenvolver aromas de grande delicadeza.

Ler mais
gazzete

Purple Angel 2017 entre os Top 100 de James Suckling

Mais uma vez o Purple Angel é destaque no ranking dos melhores vinhos do mundo organizado por James Suckling. Com excelentes 98 pontos, a safra 2017 deste icônico Carmenère chileno foi um dos eleitos do crítico em 2020. Em 2018, Suckling tinha avaliado com 99 pontos o Purple Angel 2015, enaltecendo seus taninos sedosos e polidos.

Ler mais
gazzete

Lesca Chardonnay 2020 é medalha de ouro no Chardonnay du Monde 2021

Produtor de brancos consagrados elaborados com a casta Chardonnay, De Wetshof começou 2020 com premiações para seus vinhos no 28° Chardonnay du Monde, realizado na França. Talhado para expressar o terroir sul-africano de Robertson Valley, o Lesca Chardonnay 2020 conquistou medalha de ouro e um lugar entre os Top 10 vinhos na famosa competição, que este ano recebeu 604 exemplares de 36 países. Lançado em 1989, o fino e delicioso Lesca foi um dos primeiros Chardonnays de De Wetshof, pioneiro no plantio desta nobre variedade em território sul-africano. Os solos rochosos ricos em calcário e argila ajudam as vinhas a desenvolverem marcantes notas cítricas e amendoadas, acentuadas pela fermentação em barricas de carvalho francês. Após o período em contato com as borras, o vinho matura por dez meses em barricas de carvalho.

Ler mais
gazzete

Cinco estrelas do Platter’s para vinhos de Boekenhoutskloof

Uma das mais importantes vinícolas da África do Sul, Boekenhoutskloof teve seus vinhedos plantados no início da década de 1990 e desde então segue produzindo consistentemente vinhos que representam o que há de melhor no país. Em 2020 conquistou pela segunda vez o título de vinícola do ano do Platter’s, o guia mais influente de vinhos sul-africanos, que este ano premiou com as cinco estrelas quatro de seus vinhos. O Platter’s confere sua máxima avaliação a vinhos superlativos, considerados por ele clássicos sul-africanos. É o caso do Stellenbosch Cabernet Sauvignon 2018 e do Franschhoek Cabernet Sauvignon 2018. O primeiro tinto, elaborado com a Cabernet de vinhedos plantados nas encostas da cordilheira de Helderberg, matura por 18 meses em barricas de carvalho francês. Segundo o guia, evoca frutas pretas maduras, cerejas, é um vinho perfumado, com uma textura quente. Em 2020, havia recebido uma excelente nota, 96 pontos, do Master of Wine Tim Atkin. O outro Cabernet é talhado a partir de vinhas de parcelas selecionadas no vale de Franschhoek. A safra 2018 originou um tinto “clássico, complexo, com uma estrutura tânica elegante”.

Ler mais
gazzete

Boutari entre as seis melhore vinícolas do mundo

Pela 19ª vez em 33 anos, Boutari foi eleita vinícola do ano pela revista Wine&Spirits. Fundada por Ioannis Boutari em 1879, tornou-se, geração após geração, um dos mais importantes porta-vozes do vinho grego, com seis vinícolas estabelecidas nas principais regiões do país. Em 2020, o produtor ficou em sexto lugar no ranking – o único da Grécia a conquistar tal posição –, organizado anualmente pela revista e que celebra as 100 melhores vinícolas do mundo por meio de uma série de degustações às cegas. Conheça os três vinhos de Boutari que foram destaque no envento:

Ler mais
gazzete

Ótimas notas de Antonio Galloni para Poliziano

Desde a primeira safra, 1968, Poliziano produz um dos mais belos exemplos da denominação Montepulciano. Seu Vino Nobile di Montepulciano é um tinto encorpado, potente, estruturado e longevo, que recebeu ótimas notas de Antonio Galloni nas safras mais recentes. Com 91 pontos, o Vino Nobile di Montepulciano 2018 é “puro charme”, com muito a oferecer, segundo o crítico. “Um atraente vinho para ser bebido agora e ao longo desta década”. A safra 2017 mereceu 92 pontos. “Rico, profundo e cheio de personalidade”, é um vinho “incrivelmente delicioso e convidativo”. Talhado com a Prugnolo Gentile (Sangiovese) e as uvas Colorino, Canaiolo e Merlot no coração da Toscana, havia conquistado com o vinho da safra 2016 um lugar entre os melhores vinhos do mundo no ranking de 2019 da Wine Spectator. Um eterno clássico italiano.

Ler mais
gazzete

Speri Ripasso 2018: “delicioso” e com excelentes 92 pontos de Galloni

Considerado pela crítica “uma das maiores expressões de Ripasso”, para usar as palavras de Robert Parker, o Ripasso de Speri destacou-se recentemente ao receber de Antonio Galloni a nota mais alta entre os vinhos Ripasso da safra 2018 degustados por ele no início deste ano. Com 92 pontos, “é profundamente atraente”, com texturas sedosas e ao mesmo tempo “maravilhosamente suculento”.

Ler mais
gazzete

Mais um “tre bicchieri” para o “maravilhoso” Montevetrano

Elaborado pela primeira vez em 1993, o Montevetrano é um grande tinto do Sul da Itália de pequeníssima produção. Os quase cinco hectares de vinhedos localizam-se em San Cipriano Picentino, onde são cultivadas as uvas que compõem este premiado blend de Cabernet Sauvignon, Aglianico e Merlot. A safra 2017 do Montevetrano conquistou mais um “tre bicchieri” do Gambero Rosso, o 22° para sua coleção, além dos 96 pontos de James Suckling e 95 pontos de Antonio Galloni, para quem é simplesmente “maravilhoso”.

gazzete

Excelentes notas de Robert Parker para os brancos de Vie di Romans

As últimas safras dos vinhos de Vie di Romans impressionaram a Wine Advocate, que considerou os recentes lançamentos desta prestigiosa vinícola da região de Friulli-Venezia Giulia uma das melhores relações qualidade/preço de toda a Itália. Talhado com um blend de 57% Malvasia Istriana, 35% Riesling Renano e 8% Friulano, o Flors di Uis 2017 revela o toque de pureza varietal de cada uma das três uvas que “trabalham juntas em harmonia para construir o perfil aromático impactante que distingue este vinho”, merecendo 95 pontos da publicação de Robert Parker. A safra 2018, com 94 pontos, “revela um conjunto de Malvasia, Riesling que constrói uma bela intensidade no nariz e no palato”. Os nove meses em que o vinho permaneceu em contato com as borras o deixou “amplo, rico e generoso até o fim”. O Flors di Uis 2018 também foi um dos brancos eleitos pela Decanter em 2020, conquistando 95 pontos e novamente a atenção da crítica pelo casamento harmonioso entre as três variedades. Veja a seguir os demais brancos muito bem avaliados por Parker:

Ler mais

Foi na Sicília, mais precisamente no vulcão Etna, que Robert Parker fez uma de suas descobertas marcantes de 2020: o Etna Rosso Contrada Sciaranuova 2016. Fruto do projeto iniciado em 2004 pelo inovador Alberto Tasca, de Tasca d’Almerita, trata-se de um vinho de vinhedo único “extremamente polido e fino”.

Ler mais

A primeira nota 100 de Robert Parker para o Sperss Barolo 2016 de Gaja culmina com a fase especial em que se encontra o produtor, um dos mais renomados da Itália. A jornalista especialista em vinhos italianos Monia Larner, que desde 2013 avalia os tintos e brancos produzidos no país que para ela é sua segunda casa, destacou a “identidade atualizada” expressa na safra 2016 deste grande tinto. “Começando pela aparência, o vinho é luminoso e brilhante com rubi brilhante e pedras preciosas granadas. Seu alcance aromático é tridimensional com largura, altura e profundidade. Os delicados tons de frutos silvestres cedem ao lilás prensado, anis, sândalo e especiarias de cardamomo. Decantei duas vezes e deixei a garrafa aberta por algumas horas antes da minha degustação. Os resultados são firmes e suaves, e o vinho mostra uma bela elevação vertical e intensidade”. Esta expressão impressionante da safra 2016 também comemora alguns marcos na trajetória de Gaja, representada hoje pela quinta geração, em uma cadeia familiar que perdura ininterrupta desde 1859. Angelo Gaja ensinou seus filhos a seguirem seu próprio caminho. E a maneira como Gaia, Rossana e Giovanni estão protegendo o legado Gaja é motivo de muito orgulho para o pai, como ressaltou Monica. A mudança geracional está refletida na vinificação, “ajustada para abraçar uma personalidade mais elegante, etérea e aerodinâmica” e pode ser percebida neste vinho 100% Nebbiolo, que desde a safra de 2013 faz parte da denominação Barolo DOCG. “Alcançar tanta potência sem o excesso de peso da fruta é realmente uma grande conquista. Esta é a magia da Nebbiolo e a magia de Gaja”.

gazzete

Os vinhos da Viña Montes no Descorchados 2021

Publicado pela primeira vez no Chile em 1999, quando os vinhos chilenos começavam a despontar, o Descorchados tornou-se uma referência de peso para os vinhos da América do Sul. Ao contrário da primeira edição, que reuniu cerca de 600 vinhos, todos chilenos, o guia criado pelo jornalista e crítico de vinhos Patricio Tápia, chega a sua 22ª edição reunindo os melhores vinhos do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Conheça os vinhos da Viña Montes que se destacaram do Descorchados 2021:

Ler mais
messageWhite
Nossas Lojas Representantes por estado Atendimento

POR TELEFONE

De segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Sábados das 9h às 13h - exceto feriados

Está com alguma dúvida ou problema? (11) 3130-4646

Deseja comprar por telefone? (11) 3174-1000

POR E-MAIL info@mistral.com.br

Reprentantes por estado

SÃO PAULO

Mistral Bela Vista
  • Rua Rocha 288 - Bela Vista - São Paulo (Estacionamento grátis conveniado nos números 299 ou 302)
  • Tel: (11) 3174-1000
  • Horário De Funcionamento: Segunda à sexta - 10h - 19h Atendimento por telefone: até 20h
  • Sábados: 10h - 14h
Shopping Iguatemi, Piso 1
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Jardim Paulistano - São Paulo
  • Tel: (11) 3037-7001
  • Horário De Funcionamento: Segunda a sábado - 10h - 21h Atendimento por telefone: até 20h
  • Domingos e feriados: 14h - 20h

RIO DE JANEIRO

MISTRAL RIO DE JANEIRO

BELO HORIZONTE

MISTRAL BELO HORIZONTE
  • Rua Claudio Manoel, 723 - Savassi - Belo Horizonte (Estacionamento no local)
  • Tel: (31) 3115-2100
  • Horário De Funcionamento: Segunda a sábado - 10h - 19h
  • Sádos: 10h - 14h

BRASÍLIA

MISTRAL BELO HORIZONTE
  • SHIS/ Sul QI 09 bloco J Lojas 03 e 04 - Brasília
  • Tel: (61) 3701-1000
  • Horário De Funcionamento: Segunda a sábado - 10h - 19h
  • Sádos: 10h - 14h

GOIÂNIA

MISTRAL GOIÂNIA
  • Parceria Casa Baru - Avenida República do Líbano, 2519 - Quadra 8, Lote 04/06 - Setor Oeste - Goiânia - GO (Estacionamento no Local)
  • Tel: (62) 3638-0400
  • Horário De Funcionamento: Terça a sábado - 9h - 21h
  • Domingos: 9h - 16h

Representantes em São Paulo

Ribeirão Preto

Paulo Francisco Bolonha

(16) 3402-2294

(16) 99156-8142

Bauru
Bragança Paulista e Regiões

Isabela Barreto

(19) 99214-5440

Campinas
Piracicaba
Litoral Norte e Vale do Paraíba

Flávio Queiroz

(12) 98142-8181

Litoral Sul e Grande ABC

José W. Weisshaupt Bibar

(11) 99628-0151

Catálogo Mistral

Bem-vindo(a)!

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site.

Você tem mais de 18 anos?

Sim Não

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de uso. Beba com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Catálogo Mistral

Bem-vindo(a)!

Desculpe, mas você precisa
ser maior de 18 anos para
acessar este site.

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de uso. Beba com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.