Anseillan, o esperado novo vinho do
Château Lafite-Rothschild: uma exclusividade Mistral
Anseillan, o novo vinho do cultuado Chatêau Lafite-Rothschild — nome que dispensa apresentações, sendo um dos châteaux de maior prestígio e um dos únicos cinco Premiers Grands Crus Classés do Médoc na classificação de 1855.
Anseillan é o primeiro tinto lançado pelo Château Lafite em mais de 150 anos, desde que passou a produzir o famoso Carruades de Lafite, em meados do século XIX. De pequena produção, ele é elaborado com uvas cultivadas no próprio château, provenientes de uma parcela especial com identidade própria, um "lieu-dit" chamado justamente de Anseillan. Até recentemente, as uvas colhidas nessa parcela vinham sendo utilizadas nos cortes do Château Lafite-Rothschild e do Carruades de Lafite. No entanto, o terroir de Anseillan apresenta características distintas do restante da propriedade, como por exemplo uma camada profunda de argila abaixo dos pedregulhos que cobrem o solo. A uva Merlot ali colhida produz vinhos mais exuberantes e macios que os das outras parcelas do château. Esse estilo sedutor e convidativo do vinho produzido em Anseillan, com notas de fruta que “saltam da taça” e taninos incrivelmente sedosos — que permitem que o tinto seja apreciado mais jovem — deram a Saskia de Rothschild a intuição de criar um vinho totalmente novo, com uma personalidade diferente dos dois outros tintos do Château Lafite, mas produzido com o mesmo perfeccionismo. Pronto mais cedo, ele esbanja encanto mas traz a mesma assinatura de classe e elegância que são as marcas registradas de Lafite.
O corte, que muda de acordo com cada safra, conta com uma grande proporção de Merlot, combinada com a clássica Cabernet Sauvignon e, na safra inaugural, uma pitada de Petit Verdot. Após minuciosos estudos, boa parte dos vinhedos de Anseillan foram replantados para que cada casta pudesse aproveitar melhor as características de cada microparcela. O rótulo limpo e moderno faz um contraponto à tradição do Lafite, e o contrarrótulo traz um pequeno mapa que mostra a localização da parcela dentro do Château Lafite-Rothschild. Por sua pequena produção, este vinho foi concebido para ser vendido apenas nos melhores restaurantes do mundo. No Brasil, ele chega com exclusividade pela Mistral, importado diretamente do Château Lafite-Rothschild em pequenas quantidades. Algumas garrafas foram disponibilizadas para serem compradas diretamente por nossos clientes. Você também pode encontrar os vinhos de Anseillan em alguns dos melhores restaurantes do Brasil.
Link do vinho: Anseillan Pauillac AOC 2018
Adicionar comentário
Teste de titulo